Acampamento no inverno é possível e muito bom, veja as dicas do Vivapontal.

 vivapontalS0881254O inverno pode ser desculpa para alguns, para outros, oportunidade. Também pode ser motivo para querer ficar em casa, para outro, motivo de sobra para acampar.
A verdade é que acampar no frio tem suas vantagens; bons papos, comidas e bebidas quentes, fogueira e natureza. O frio propicia uma reunião mais calorosa, uma conversa mais longa.

A Família Vivapontal aproveitou o início do inverno e foi curtir o camping do Balneário Bom Futuro em Presidente Bernardes. O sol apareceu durante o dia, mas as noites estavam bem geladas e propicias para um bom vinho com queijo. Foi o que fizemos.
Aproveitamos para fazer uma feijoada coletiva com os vizinhos de barraca, que rendeu horas de conversa.IMG_20170429_183939024

Se você é amante do campismo, nem o frio, nem a chuva te fazem desistir. É preciso tomar alguns cuidados, como:


Dicas para acampar no frio: 

  • – Prefira armar a barraca num local que receberá o sol da manhã. Isso vai ajudar a secar o orvalho formado durante a noite, além de esquentar a tenda e consequentemente você. Também tente montar seu acampamento num terreno ligeiramente mais alto do que as redondezas.
  • – O sobreteto e o teto da barraca devem ter pequenos furos, chamados de respiros. Para evitar a condensação da água dentro da tenda e criar goteiras nas paredes, deixe esses orifícios abertos. Eles mandam a umidade embora e deixam o ambiente seco.
  • – Nunca durma com as mesmas roupas que você usou durante o dia. Elas estão úmidas e podem causar resfriamento e até mesmo hipotermia durante a noite. É aconselhável que você tenha peças apenas para dormir.
  • – Lembre-se: o saco de dormir não esquenta você, apenas o isola do ambiente externo. Se estiver com frio, coloque mais roupas e cobertores. E não se esqueça do isolamento térmico, que deve ser colocado diretamente sobre o solo.
  • – Antes de deitar, coloque as roupas que vai usar no dia seguinte embaixo do saco de dormir. Isso deixará quentinhas e você não vai gelar ao se vestir pela manhã.
  • – Cozinhar ao frio pode demorar quase duas vezes mais que o normal. Por isso, mantenha as panelas sempre tampadas. Isso ajudará a segurar o calor lá dentro e diminuir um pouco o tempo de cozimento. Outra dica é ferver um pouco de água dentro das panelas para aquecê-la antes de começar a fazer a comida.
  • – Evite fazer fogueiras na mata, prefira os fogareiros portáteis. Existem várias opções de tamanho e preço. Se for fazer fogueira, verifique antes a permissão do local e tome os cuidados necessários. Isso é assunto para outros matéria, aguarde!
    Fonte: Welingtf Sites Uol

A família VivaPontal, gosta de se aventurar, mas está sempre prevenida. As dicas acima são levadas à risca. Se bem que, como o próprio nome já diz, a “previsão” do tempo pode falhar, então não deixe de levar um guarda chuva ou um guarda sol, bem como agasalhos, para eventualidades.
Já pegamos muita chuva, muito frio em acampamentos…. Mas mudamos o foco (risos…)… nos aquecemos com um bom vinho, queijo, sopa, fundue, enfim… abusamos da criatividade…

vivapontalS0921287 vivapontalS0372068

 

Deixe seu comentário aqui.