Culinária rancheira – Frango na lata

Compartilhe

Esse frango eu vi na “net” e então fiquei ensaiado para fazer igual, primeiramente foi difícil achar uma lata em boas condições. Dizem que em lojas de produtos agrícola vende esse tipo de lata virgem, mas eu não achei aqui na minha região, Então peguei uma usada mesmo que continha produtos alimentícios.

É importantíssimo queimar o interior da lata antes de usar. Isso vai derreter aquele verniz que protege a lata.

 O improviso.

Como o objetivo é fazer tudo no improviso, usando os recursos que se tem em mãos, improvisei uma tampa de panela, para colocar os legumes, e é interessante e muito gostoso colocar vários tipos de legumes, nesse ai coloquei abobrinha, tomate, batata, cebola, cenoura e alho, fica a seu critério.

Com um espeto, esses de churrasco mesmo, atravessei a tampa de forma que o cabo do espeto fique abaixo da tampa, para poder enterrar e dar firmeza ao espeto.

Depois disso o frango foi recheado com legumes e posicionado acima do tampa.

Apos colocar a lata encima do frango. Não esquecer de pressionar um pouco na terra para não vazar o calor.

Agora vamos ao fogo:
Coloca-se o fogo em vota da lata.
Ai é só esperar.
O Tempo?
Esse é um fator complicado. Para fazer este ai da foto queimei um outro, e muito bem queimado, torrado.
Como não da pra controlar a temperatura dentro da lata e também não da para controlar a quantidade de lenha, o tempo que fica é um problema que não da para estimar. Portanto a dica é a seguinte:
Determine um tempo, tipo, 15 minutos de fogo e com auxilio de ripas ou de um cabo de vassoura e é lógico, um amigo levante a lata para ver o andamento do assado e siga esse procedimento até que vc entenda que já esta pronto, sempre levantado a lata no tempo estipulado. Va diminuído o tempo nas outra levantada se achar necessário.

Dessa forma vc vai comer um delicioso frango na lata com legumes. Pode também se fazer Costela de boi ou cupim, o importante é controlar o tempo.

Bom apetite!

 

 


Compartilhe

Deixe seu comentário aqui.

%d blogueiros gostam disto: