A verdade sobre a pesca Subaquática no Rio paraná

O que pode e o que não pode.
Foi realizada no dia 01/07/2011 uma palestra para esclarecer as regras sobre a pesca subaquática no Rio Paraná, quem esteve presente pode contar com as explicações e tirar suas duvidas com o Tenente Coronel  Alcarria do corpo de Bombeiros e o Cabo Ruiz da Policia Ambiental que se prontificaram a dar todas as informações.

A pesca subaquática é uma modalidade que vem crescendo nos rios da região do Pontal do Paranapanema gerando duvidas e discussões sobre o assunto tendo por um lado quem concorda com esse tipo de pesca e por outro quem não concorda.
Uma outra duvida é a se este tipo de pesca é permitida ou não. Sabemos que é permitido tirar Licença de pesca Amadora categoria “C” Pesca subaquática conforme clausula III do artigo 3º da portaria numero 4 de 19 de março de 2009.  Portanto subentende que este tipo de pesca é permitido, valendo lembrar que todas as regras e proibições validas para pesca convencional (Vara/anzol) também se emprega na categoria Subaquática.
Veja portaria do IBAMA:
Como fica a Pesca sub na bacia do Rio Paraná?
O Rio Paraná encontra-se na bacia Hidrográfica denominada “Bacia hidrográfica do Rioa Paraná”  nesta bacia existe uma instrução normativa denominada “Instrução normativa nº26 de 2 de sembro de 2009“.
Veja aqui a Instrução: aqui
Resumo :
Art. 1° – Estabelecer normas gerais de pesca para a bacia hidrográfica do rio Paraná.
§ 1° – Para efeito desta Instrução Normativa, entende-se por bacia hidrográfica do rio Paraná: o rio Paraná, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água.
§ 2° – Esta Instrução Normativa não se aplica ao reservatório do Paranoá (Lago Paranoá), em Brasília/DF, cujo ordenamento pesqueiro é de competência do Distrito Federal.
Art. 7°Permitir para a pesca amadora:
I – linha de mão, caniço simples, caniço com molinete ou carretilha, isca natural ou isca artificial com ou sem garatéia, nas modalidades arremesso e corrico; e
II – arbalete ou espingarda de mergulho na pesca subaquática, apenas para a captura de espécies exóticas e alóctones, sendo vedado o uso de aparelhos de respiração e iluminação artificial.
Concluindo: 
Portanto fica permitida a pesca sub na nossa região  apernas para pesca de peixes exóticos, ou seja peixes nao oriundos(natural) da nossa região.( Tucunaré, Curvina, Tilápia, e outros) e sem emprego de respiração artificial e luz artificial.
Veja tambem:
 

 
 www.esportedeaventura.com

Sua loja de Esporte e Aventura de presidente prudente                 ligue : 0800 772 2616

Pesca ou Caça?
Mas afinal, este tipo de modalidade de pesca pode realmente ser chamado de pesca, ou seria Caça. A verdade é que devemos sempre respeitar as natureza e suas regras. Cabem ao mergulhador consciente capturar sempre os peixes médios dentro da medida especificada pelo IBAMA e respeitar a s cotas estabelecidas.
Mesmo na pesca convencional existem muitos pescadores e fogem a regra e contribui para a extinção e degradação dos nosso rios.  De certa forma a caça  subaquática é uma caça seletiva porque permite ao caçador escolher um exemplar e pronto.
Então Vamos se consciente e vão respeitar os nossos rios.
Se existe o Pesque e Solte.
Vamos lançar o Mergulhe e Veja.
Divirta-se com responsabilidade.
Participe, de a sua opinião sobre o assunto.

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário aqui.