Pescaria noturna no Rio Parana – As grandes Traíras

O por do sol é um convite à pescaria noturna no Rio Paraná.
Os companheiros, Luis, Antonio e Lorival, sempre que tem oportunidade vão a captura dos grandes traíras do Rio Paraná .
A pescaria Noturna é uma ótima oportunidade de conhecer, respeitar e apreciar a natureza do
rio, um momento para ser apreciado e compartilhado. Um momento para colocar a conversa em dia e aproveitar o enorme manto de estrela que cora o momento.
Utilizando varão de bambu, linha grossa e anzol grande, os fieis companheiro que tem um rancho no condomínio aldeia do lago II sempre que tem oportunidade vão a caça dos grandes “Lobós”. “Lobó” nome folclórico também atribuído as traíras batizandos os pescadores de “lobozeiros!”.
Tem gente que vai no rio só para pescar “lobó” e não importa de ser chamado de “lobozeiro” , pois a pescaria de trairá vai alem de simplesmente pescar o peixe e sim curtir a magia de se pescar a noite. 
Outra modalidade de pesca de traíra e a pesca com isca artificial, por ser um peixe predador elas avançam na isca em movimento, proporcionado um salto espetacular. Pedaços de Peixes, carne, rãs e minhoca são seu cardápio predileto.
Não se esqueça dos tradicionais “crasto”, pedaço de arame ou aço colocado entre o anzol e a linha. Esse artifício vai garantir que o peixe não corte sua linha, pois as traíras tem dentes afiados. E mais importante, cuidado com os dedos quando for manusear uma traíra, seja para tirar o anzol ou para limpar o peixe, uma mordida desse peixe pode proporcionar um corte fundo, dolorido que sangra muito.
Curiosidade sobre a traÍra:
Ela gosta de águas quentes:
“A traíra está ativa quando a água está quente, com temperatura acima de 18 graus celsius. Ela habita locais de água parada e com vegetação aquática abundante. Pedaços de madeira, troncos caídos, latas, são um ótimo esconderijo para as traíras. Nos meses frios se enterram no fundo para suportarem a baixa temperatura da água.” Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tra%C3%ADra
A gíria “Traira”
“Devido às características carnívoras e à sua predileção pelas sombras e escuridão, o vocábulo “traíra” também é utilizado como gíria (Brasil) para identificar o indivíduo traidor, que age nas sombras, sorrateiramente delatando ou prejudicando seus colegas. A traíra é talvez o peixe mais encontrado no Brasil, pois basta ter um fio de água para que ela se faça presente.”
  
  
Eu adoro pescar traíra, por ser um peixe predador proporciona divertimento garantido pelas belas puxadas.
A noite no Pontal do Paranapanema é Maravilhoso.
Venha conhecer o Pontal do Paranapanema.

Um comentário em “Pescaria noturna no Rio Parana – As grandes Traíras

Deixe seu comentário aqui.